Translate

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Águia ao por do sol – Amanda Valois


http://monvoyge.blogspot.com.br/

Imagem

Imagens são superfícies que projetam a representação de algo, na maioria dos casos, algo que se encontram no espaço e no tempo, como a matéria. As imagens são, portanto, um resultado em conjunto dos elementos ligado a qualquer área da tecnologia, artes e da expressão do universo, onde se abstrai duas dos quatros dimensões espácio-temporais, para que se conservem apenas as dimensões do plano. As imagens tem o proposito de representar o mundo, sendo uma ponte de ligação entre o homem e o mundo. A interpretação das imagens é essencial para a compreensão de suas mensagens, sendo códigos que carregam eventos em situações, processados em cenas.

Blog Diário de Victorugo e Blog Mon Voyage

Blog Diário de Victorugo
 Blog Mon Voyage

Web Designer


A internet é nossa principal fonte de pesquisa e a partir dos sites alcançamos as informações desejas, podemos observar a alguns anos atrás que os traços rudimentares, retos e sem forma prevalecia unicamente entre os sites na internet, com o decorrer da evolução tecnológica, por necessidade de uma melhor comunicação digital podemos analisar que nos dias atuais os sites ganharam uma nova forma de visualização, constituídas por frames, hiperlinks e animações graças a Softwares de edição, esses levam a nova estética para os sites, inovando ainda mais as técnicas de comunicação na sociedade digital.
O profissional na área busca a melhor forma de compreensão do visitante em sua página na internet, esse profissional deve ter um diverso conhecimento na informática, Para a aplicação desse conhecimento, de forma geral, o web designer recorre a softwares de tratamento e edição de imagens, desenho e codificadores.
O Web Designer e evolução da pratica de Designer Gráfico, onde o foco é criar um ambiente pessoal ou comercial nomeado de Web Sites, o Web Designer cuida da projeção, produção e criação de uma página de comunicação digital, sua maior preocupação é ter uma interface conceitual, onde o visitante pode sair satisfeito de sua pesquisa independente do tema pesquisado.
Na criação de um Web Site devemos primeiramente ter o objetivo do projeto para um bom planejamento, também definir um público alvo, com isso montamos a estrutura do site, decorrendo assim montamos o layout, o layout transmite com eficiência a informação desejada, sendo uma ponte entre o desejo do visitante e o objetivo do site.

Produção Gráfica


 
O Designer Gráfico depende da Produção Gráfica para a materialização de uma peça gráfica, pois o analise do projeto gráfico é feito pelo produtor assim conciliando o custo é o benefício.
A Produção Gráfica é o elemento de operações envolvidas na formação gráfica de um cartão de visita, livros, folhetos, rótulo etc. Seu objetivo final é executar a melhoria na pré-impressão, impressão e pós-impressão.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Fotografia Digital

Qualquer captura de imagem tirada por câmeras digitais ou por alguns modelos de telefone celular, resultando em um arquivo,  que pode ser trabalhado por diversas maneiras em um computador. A partir de uma sequencia de fotos começa surgir a animação.

Fotografia Digital


Identidade Visual

Na propaganda o objetivo é a venda de serviços ou produtos, no Designer Gráfico o objetivo é expandir e dar sentido ás informações relatando as experiências da vida humana.
A Identidade visual é o trabalho em conjunto de elementos direcionados ao Designer Gráfico, assim tendo um nome, ideias, produto, empresa, instituição ou serviço. Sua base está em um logotipo ou um símbolo visual com mistos de cores e outros componentes que estruturam a comunicação de uma marca única como o Slogan, adquirindo então sua identidade visual sendo única apenas direcionada a imagem ampliada da marca.
O logotipo acaba sendo então a assinatura, marca ou registro de uma determinada instituição ou empresa.
.

Designer Gráfico

Designer Gráfico é utilização de conceitos visuais para comunicação de ideias e também uma estrutura de elementos ligados a trabalhos com imagens e textos.
Neste século podemos observar o crescimento do Designer Gráfico para meios Digitais, assim sendo utilizados em portais eletrônicos, softwares, sites e em diversas áreas ligadas ao Designer Digital mostrando então sua utilização não apenas para a comunicação impressa, mas também direcionada para a internet aonde chegou ao seu auge.
É necessário o conhecimento de ferramentas intelectuais para se trabalhar o Designer Gráfico, pois este necessita de estar conveniada a crítica e ao repertorio conceitual da atualidade, baseada em uma cultura visual, social e psicológica dependendo unicamente do foco de trabalho e do seu público sendo um condutor de informação.
O início da utilização do Designer gráfico vem da Pré-história com as pinturas em cavernas como as de Lascaux que seguem a linha do tempo até hoje com a comunicação visual.

 

                               

 

terça-feira, 29 de julho de 2014

Arte digital


Arte digital

O que se pode definir como arte ou não arte é muito inconstante, depende muita da questão cultural. Na perspectiva histórica, muitas vezes um objeto considerado artístico em uma determinada época pode ser considerado não-artístico em outra. A ligação da arte com a informática não pode ser desconsiderada. A arte digital ou arte de computador é aquela que se produz no ambiente gráfico computacional. Tem por objetivo criar obras de arte multimídia por intermédio de software e hardware, em um espaço virtual. Existem diversas categorias de arte digital, tais como: pintura digital, impressão digital, modelagem digital, fotografia digital, animação digital, vídeo digital entre outras. Com a revolução digital a arte também começa ganhar espaço no mundo digital, a artista tem abertura no mundo cibernético uma nova maneira de se expressar. A maior preocupação é aprender pensar em arte através de novos recursos. A tecnologia digital é utilizada sob forma no processo de criação, dependo da capacidade de criatividade do artista digital. No século XXI o virtual é uma nova dimensão do real, sendo difícil não integrar as mídias como mediadoras da nossa realidade, a internet está sendo de fundamental importância para divulgar as novas manifestações.

“A arte desemboca que não dominam nem o tempo nem o espaço”.

Marcel Duchamp


A arte gráfica não deixa de ser arte, mas esta categoria já obtém outro conceito além do mencionado em arte digital e em outras categorias de arte. Já se tem uma ideia mais formal, denominada também como designer gráfico.


“Pertencem à arte digital as obras artísticas que, por um lado têm uma linguagem visual especificamente mediática e, por outro, revelem as metacaracterísticas do meio.” - Wolf Lieser

Arte


1.    Arte
O termo arte vem do latim ars, significando técnica e/ou habilidade. É uma atividade humana ligada ás manifestações de ordem estética ou comunicativa, podendo ser realizada por uma variedade de linguagens. O processo criativo se dá a partir da percepção, das emoções e ideias do criador ou artista, objetivando um significado único e diferente para cada trabalho ou obra.

A definição do que é arte varia muito de acordo com o tempo e com a cultura humana, ou seja, não é um conceito fechado por estar em constante renovação de manifestações artísticas e de suas ferramentas utilizadas durante o processo de criação. Devemos, pois, ter em mente que a própria definição de arte é uma construção cultural variável e sem significado constante. Até numa mesma época e numa mesma cultura pode haver múltiplas acepções do que é arte. Também é preciso lembrar que muito do que hoje chamamos de arte não era ou não é considerado como tal pelas culturas, diferentes da nossa, que a produziram, e o inverso também é verdadeiro: certas culturas podem produzir objetos artísticos que nós não reconhecemos como tais. As sociedades pré-industriais em geral não possuem ou possuíam sequer um termo para designar arte.

Numa visão muito simplificada, arte está ligada principalmente a um ou mais dos seguintes aspectos:

  • A manifestação de alguma habilidade especial;
  • A criação artificial de algo pelo homem;
  • O desencadeamento de algum tipo de resposta no ser humano, como o senso de prazer ou beleza;
  • A apresentação de algum tipo de ordem, padrão ou harmonia;
  • A transmissão de um senso de novidade e ineditismo;
  • A expressão da realidade interior do criador;
  • A comunicação de algo sob a forma de uma linguagem especial;
  • A noção de valor e importância;
  • A excitação da imaginação e a fantasia;
  • A indução ou comunicação de uma experiência-pico;
  • Coisas que possuam reconhecidamente um sentido;
  • Coisas que deem uma resposta a um dado problema.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Introdução


Desde os primórdios da história da arte os artistas além de demonstrar suas emoções e ideias com as habilidades artísticas queriam passar dinamismo e maior aproximação da realidade em suas obras se apropriando dos recursos disponíveis em cada período, com a evolução da humanidade foram surgindo outras formas de se expressar e o mundo foi descobrindo novos conceitos.

 Será que a arte e informática podem ser vistas como coisas totalmente distintas? Neste projeto será abordada a relação entre ambas às áreas e onde poderemos visualizar a arte dentro da informática, como podemos desenvolver o processo criativo utilizando a tecnologia.